terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM A CANDEALENSE


A ALAFS (Academia de Letras e Artes de Feira de Santana) HOMENAGEIA PEDRO APÓSTOLO DE LIMA FILHO
Aconteceu no ano passado, dia dia 21.12.2011
A última reunião do ano da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana foi realmente memorável, pois teve o objetivo de homenagear um grande literata baiano, radicado em Feira de Santana e certamente um dos pioneiros na fundação de organizações literárias como as próprias Academias de Letras como conhecemos hoje em dia. Os mais velhos certamente se lembram muito bem da antiga "CONFEITARIA AURORA", ali na Rua Direita (Conselheiro  Franco), próximo a Igreja dos Remédios. Certamente era a única confeitaria da cidade, ou talvez, apenas, a mais conhecida, administrada por "Seu Pidú"  (Pedro Apóstolo de Lima Filho), que à época residia com sua família ali próximo, na Rua da Aurora. cidadão tranqüilo, dedicado ao seu labor, tinha como "hobby" e grande paixão, a literatura e, por isso mesmo, reunia em torno de si, outras figuras dedicadas as letras na cidade. Alguns dias por semana após o expediente, a Confeitaria encerrava a grande porta de ferro e deixava aberta uma pequena porta de madeira, por onde adentravam os abnegados das letras feirenses, para reunidos com "Seu Pidú" realizarem recitais de poesias e outros textos literários autorais ou escolhidos ao gosto dos participantes, plantando-se em Feira de forma definitiva a semente das academias de letras que hoje existem na cidade.
Pedro Apóstolo de Lima Filho, cidadão nascido em 19-09-1911, na cidade de Candeal, quando ainda era  Distrito do Município de Riachão do Jacuipe, torrão que não esqueceu e que quando possível estimulou também lá a produção cultural, embora sua atenção principal fosse as letras em Feira de Santana, onde mais tarde viria a se tornar um dos fundadores da Academia Feirense de Letras. "Seu Pidú" publicou dois livros: “Outono Florido” (Poesias) em 1993 e “Enlevos e Sonhos” (Acrósticos) em 1994, faleceu em 17-06-2009, deixando inédito o livro "Coletânea de Poemas", que naturalmente reunia seus trabalhos publicados nos diversos jornais e revistas dos quais foi colaborador assíduo e temporário durante sua carreira poética.
"Seu Pidú" estaria completando 100 anos agora em 2011, o que, com muita justiça, estimulou a Professora Lélia Vitor e a Diretoria da Academia Feirense de Letras e Artes de Feira de Santana a homenageá-lo, realizando a última atividade do ano, em Candeal, local de nascimento de "Seu Pidú", contando com o apoio dos familiares de Pedro Apóstolo, do Prefeito de Candeal Ribeiro Tavares, da Câmara de Vereadores, tendo feito uso da palavra o Presidente da Câmara para homenagear o literato, além dos intelectuais da terra que também usaram a palavra para enaltecer este grande intelectual feirense nascido em Candeal.
A sensibilidade da Professora Lélia Vitor e dos demais membros da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, em não deixar passar "em branco" o centenário de nascimento de "Seu Pidú", Pedro Apóstolo de Lima Filho, merece o elogio de toda classe intelectual de Feira de Santana, não apenas pela importância que "Seu Pidú" tem na resistência literária feirense, mas também para demonstrar que não podemos deixar nossa memória se perder no tempo e os grandes personagens desta história caírem no esquecimento. Parabéns ALAFS.
O Viva Feira acompanhou a homenagem ao poeta e literato Pedro Apóstolo de Lima Filho, através da lente e dos cliques da Confreira da ALAFS Solange Durães. 
Confiram as fotos da viagem e da homenagem:
 
                                                                       


































AUTORIA: VIVA FEIRA COM FOTOS DE SOLANGE DURÃES
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÁGUA DOCE EM CANDEAL

O projeto de interligação das barragens de Pedras Altas e São José do Jacuípe que vai beneficiar cerca de 300 mil pessoas de 21 municípi...